A ESSÊNCIA DO PROFESSOR EM TRANSFORMA-AÇÃO

Autora: Andréa Jaquelene Wiedemann Sasse

A ESSÊNCIA DO PROFESSOR EM TRANSFORMA-AÇÃO
 
 
RAMOS, Paulo. A Formação do Professor na
Perspectiva Metadisciplinar. 3.ed.
Blumenau: Odorizzi, 2012.
 
 
A obra traz a necessidade e a importância de oferecer ao professor formação em serviço, onde o autor explora os caminhos capazes de transformar ações que quebram barreiras nos espaços escolares através de alguns caminhos que conduzem às mudanças na prática de ensino e podem resultar na essência do “saber” e “ser” do professor numa perspectiva metadisciplinar.
A educação no contexto histórico do Brasil sofreu grandes transformações, desde a oferta do ensino primário gratuito a todos os cidadãos até a criação de cursos de licenciaturas para desenvolver e especializar conhecimentos necessários aos professores. Além dos avanços conquistados, o país desenhou também em sua história um cenário de fracasso escolar através de práticas seletivas, excludentes e discriminatórias, que tem praticamente silenciado e marcado a vida escolar de muitas pessoas.
Por muitos anos acreditava-se que ao concluir a graduação o professor estaria com uma bagagem teórica que lhe garantisse condições de realizar um trabalho em sala de aula, sem necessidade de buscar aperfeiçoamentos. Numa sociedade em constante transformação e em velocidade acelerada desde o final do século XX, o profissional da educação precisa acompanhar as mudanças e inovações que ocorrem com relação ao conhecimento, pois é um erro acreditar que sua formação inicial lhe dê condições de ensinar e suprir os anseios existentes na sociedade.
A maneira mais eficiente de conseguir mudanças em relação à prática do ensinar é a formação em serviço, ou seja, levar o professor a perceber a necessidade de uma atualização permanente devido às mudanças que acontecem. Pensar a formação inicial e a formação em serviço do professor é acreditar que ele é um agente mediador do conhecimento.
A formação do professor não é ampliada por acumulação de cursos, conhecimentos ou técnicas, mas através de um trabalho de reflexão crítica sobre a prática, o constante contato com a pesquisa, o conhecimento e a interpretação da própria realidade. O professor que pensa e faz uma reflexão sobre sua prática é um profissional que demonstra preocupação com ela e busca nos estudos e pesquisas os embasamentos teóricos e metodológicos que orientam e norteiam suas ações. É um caminho com oportunidades para o crescimento pessoal e profissional no atual contexto social que exige uma observação constante quanto às inovações teóricas e práticas. Assim, o conhecimento do professor não pode estar desvinculado da teoria, pois a prática deve estar apoiada na teoria que dá o suporte para enriquecer as ações na busca por mudanças educativas.
O professor deve ter consciência de que sua formação deve ser permanente e integrada ao seu dia a dia na escola. A sala de aula é um espaço onde o professor encontra muitos subsídios que podem ajudá-lo a formar-se constantemente através do contato com os alunos, sujeitos em transformação, inseridos numa realidade concreta com culturas enraizadas e expectativas a alcançar.
A formação docente na perspectiva metadisciplinar visa mudar comportamentos e por isso deve estar cuidadosamente atenta ao movimento constante que envolve o conhecimento humano em relação a sua formação profissional. Está voltada mais à integralidade do ser e do saber, ou seja, enquanto pessoa, a formação deverá contribuir para a humanização dos educadores e enquanto profissional deverá contribuir para o desenvolvimento dos saberes indispensáveis ao exercício docente. Na perspectiva da metadisciplinaridade, a formação do professor deve ser estruturada partindo de suas exigências e vivências, oportunizando mais sucesso de orientar e envolver os alunos para o respeito mútuo, para a justiça, o diálogo e a solidariedade, assim como ajudá-los a enfrentar desafios e fortalecer uma educação voltada para a cidadania.
Na metadisciplinaridade o conhecimento é trabalhado em sua totalidade evitando separá-lo, onde a aprendizagem é contínua e ocorre em todos os momentos de estudo e em todas as teorias aplicadas, ou seja, em todas as atividades que os alunos realizam. A metadisciplinaridade possibilita um conjunto de aprendizagens, desde as atividades dos conteúdos curriculares até as aprendizagens de autoconhecimento, a necessidade do trabalho em equipe, a reflexão, a conexão do compromisso social. Cabe ao professor mediar e incentivar o aluno para que consiga refletir sua relação com o mundo e com o conhecimento, e assim assuma o seu papel ativo no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, na perspectiva metadisciplinar, o professor precisa planejar suas ações de tal forma que envolva toda comunidade escolar, sendo necessário o envolvimento entre alunos, pais, professores e equipe pedagógica.
O professor, como articulador e mediador do processo de ensino e aprendizagem, precisa de competências especiais, pois será um motivador para que o aluno, a partir de sua vivência, sinta-se capaz de fazer e refazer, buscando ir além do que já fez, numa relação de amor, solidariedade, companheirismo, respeito e confiança entre si. Assim, o professor precisa ter conhecimento e a capacidade de lidar com o aluno, de trabalhar com a informação que chega a sala de aula por vias diversas, de responder as expectativas existentes e para isso precisa envolver-se nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer (a realidade, os alunos), aprender a fazer (enfrentar situações), aprender a viver juntos (compreender o próximo, o outro) e aprender a ser (desenvolver autonomia, capacidade de julgar e responsabilidade pessoal). Daí a necessidade de se investir na sua qualificação a fim de renovar e ampliar os seus conhecimentos, capacitando-o para um ensino de qualidade e respeito às diferenças e singularidades de cada ser. Fazendo assim, a função do professor cumprirá com seu propósito, pois exercerá o seu papel de mediador e articulador do conhecimento, auxiliando para a formação de indivíduos críticos, reflexivos, comunicativos, com mais liberdade e capazes de transmitir sentimentos humanos com os demais indivíduos.
Concordo com o autor sobre a importância e a necessidade da formação para o professor em serviço, pois as transformações na sociedade em que vivemos são inevitáveis e suas consequências refletem também no ambiente escolar, sendo um desafio permanente o trabalho docente. Acredito que a formação em serviço permite ao professor sempre um novo olhar, uma nova postura perante a possibilidade de contribuir com uma aprendizagem efetiva, onde o conhecimento, o amor, o respeito e a compreensão são fundamentais para tornar-se um professor inesquecível. Entendo que se trata de uma obra que explora a necessidade da formação do professor em serviço e particularmente senti-me convidada à atualização profissional e pessoal. Indico a leitura também às pessoas que comandam Secretarias de Educação a fim de buscar estratégias que possam contribuir com tempo disponível do professor na escola para a formação em serviço.
 
 
Andréa Jaquelene Wiedemann Sasse
Blumenau – CEI Nazaré – 2012-2013