MUDANÇA NA EDUCAÇÃO

Autora: Gláucia Beatriz Nunes Rocha Naves

 MUDANÇA NA EDUCAÇÃO

 
 
RAMOS, Paulo. Como tornar-se um professor inesquecível
na Metadisciplinaridade. 7.ed. Blumenau: Odorizzi, 2010.
 
 
O livro trata do histórico da educação e da sua evolução significativa, que necessita de formação do professor tanto na parte acadêmica, quanto na formação continuada dentro de uma perspectiva metadisciplinar, tratando de uma mudança reflexiva constante sobre sua prática pedagógica em busca do aprendizado.  Mostra a necessidade de se conhecer a teoria com a intenção de melhorar a prática de ensino.
Antigamente as práticas pedagógicas dentro de sala de aula eram muito cruéis, com castigos físicos e humilhações, rendimentos escolares com notas acima de oito e normalmente através de repetições e decorebas, sem dar chances aos alunos se desenvolverem cognitivamente. As crianças não estudavam além do antigo primário. Em 1827 já havia políticas que regulavam a carreira dos docentes a passos lentos.  Portanto, a cada dia que passa, devido às exigências do mundo atual, os professores sentem a necessidade de refletir sobre suas práticas, modificando suas ações, abrindo possibilidades de aprendizagem efetiva em sua metodologia e ainda respeitando a peculiaridade de cada ser humano presente em sala de aula, abrindo caminhos para a superação de obstáculos.  Por estas razões não se dá mais razões para ser um mero transmissor de conteúdos.   Cabe ao professor despertar um olhar crítico, bem informado e atuante.
A valorização dos professores na questão da formação é um assunto político, apesar de dar mais chances às classes altas e desfavorecer as classes populares.  É preocupante, melhoramento na educação, com buscas de subsídios teóricos e metodológicos com intenção de superar as dificuldades dos professores e com objetivo para que os mesmos se tornem docentes pesquisadores e reflexivos em seu fazer pedagógico, incluindo a comunidade escolar e ainda que se sintam verdadeiros aprendizes, assim realizando suas próprias transformações, de seus educandos e, ainda o melhoramento da comunidade em que seus alunos estão inseridos.  No entanto, sabemos que existem muitos obstáculos que atrapalham a efetividade do processo educativo. Hoje infelizmente ainda existem professores que resistem às mudanças, sendo um mero transmissor de conhecimentos, esquecendo-se da amplitude de informações que nos cercam. Na verdade, deve haver construção de saberes.
Sabe-se, que houve uma melhora grande na Educação, embora ainda com carência de muitas melhorias, tanto do âmbito político, quanto dos próprios docentes, para poder desenvolver suas próprias potencialidades. Quando há proximidade da teoria com a prática há um grande referencial positivo. Se houver interesse em melhorar a educação, os profissionais dela devem estar abertos às mudanças e novas metodologias, evoluindo assim a Educação. Não se deve esquecer que as crianças de hoje são muito diferentes das de antigamente, pois chegam com informações e tecnologia. Deve-se, então, desafiá-los para aproveitar seus saberes e ampliar através de pesquisas e descobertas.
As escolas não são mais as mesmas.  Essa postura mudará através da formação acadêmica do professor, assim como a formação continuada em toda a sua carreira profissional, há ainda condições de aliar a teoria com a prática pedagógica e os docentes não podem ser mais os mesmos também, devem estar sempre atualizados, investindo nas formações continuadas. Já não cabe mais professores sem faculdades completas e pós-graduações e porque não, ousar os mestrados ou doutorados?  Hoje, os professores devem estar bem preparados para atender seus educados. A partir daí, o professor junto com os seus alunos, vão construindo o seu aprendizado de forma efetiva e com qualidade. O professor inesquecível na metadisciplinaridade tem domínio do que trabalha com seus alunos e parte sempre do que eles sabem, ele procura variar suas técnicas. O professor inesquecível identifica os assuntos mais significativos, abrindo espaço para a ampliação dos saberes, contribuição e trocas com outras disciplinas. Sua aula tem características psicossociais e cognitivas construindo e interagindo socialmente. O professor seduz o aluno para que ele deseje aprender. Tem como objetivo principal educar o aluno crítico e questionador, que permite o mesmo entrar em um universo desconhecido.
Além da boa formação do professor há necessidade de uma boa valorização, tanto quanto sua ascensão profissional, envolvendo os pais, condições adequadas de trabalho e demais diferenciais. A qualificação profissional deve ser promovida através de leituras, estudos e reflexões para que haja mudanças, pois só assim terá avanço, contrariando a visão na qual se achava que o indivíduo saía de sua universidade, apenas com conhecimentos, sem colocá-los em prática. No entanto, a metadisciplinaridade leva a reflexão e a qualidade do ensino, dando novas posturas, criticidade, indispensáveis aos dias atuais. Nunca se está pronto, sempre há algo novo para se conhecer.
Quando os professores conseguem se reunirem a fim de fazer grupos de estudos, fazendo parceria com os próprios colegas de trabalho, enriquecem ainda mais o processo educativo e com mais significância e eficiência na vida dos alunos. Através da metadisciplinaridade, a formação docente deve estar em sua evolução constante acompanhando as novidades que a cada dia aparecem, permitindo assim o movimento social. O professor deve permitir a todas essas novidades para se transformar no profissional que a sociedade necessita. A metadisciplinaridade considera o sujeito como um todo tornando-o um ser humano e consequentemente um profissional melhor.
Nóvoa (1995) cita a necessidade de se construir lugares de partilha e reflexão coletiva, particularmente no seio da escola, ultrapassando as formas sindicais tradicionais e que se exprimam as novas necessidades de organização profissional.
É no meio dessas ações que se consegue desenvolver diversas competências, assim, procurando o melhor fazer na Educação.
Outro ponto importante é o planejamento, jamais o professor inesquecível pode entrar em uma sala e aula sem ter planejamento. Os métodos devem ser variados e significativos, pois o professor após fazer um bom diagnóstico, ele filtra no seu planejamento anual o que é importante e significativo para os seus alunos.
O Projeto Político Pedagógico deve estar sólido as necessidades dos alunos quanto ao crescimento em sua aprendizagem tanto, como sanar as dificuldades, fazendo diferenças nas comunidades.
A avaliação é um instrumento maravilhoso desde esteja a todo o momento da aprendizagem, pois ele deve fazer parte do processo, e não pode ser um ato finalizador. O objetivo deve ser para mediar à aprendizagem e jamais para medir. O professor deve observar toda a evolução da aprendizagem do seu aluno, cabendo ainda buscar recursos para solucionar todas as dificuldades geradas durante o processo, procurando respeitar o momento e cada um deles, pois cada um tem o seu jeito de aprender; por isso cabe salientar que o processo educativo deve ser uma ação prazerosa.
O professor metadisciplinar é aquele que está sempre buscando ações incansavelmente para a aprendizagem de seus alunos e faz da melhor forma possível e ele é inesquecível quando sabe respeitar os seus alunos perante a cultura dele e media o aprendizado de forma apaixonante
 
ANÁLISE CRÍTICA
 Eu sou uma pessoa apaixonada pela Educação. Ao receber a obra, o que me chamou atenção foi “Como torna-se um professor inesquecível”, só depois é que me chamou a atenção à palavra “Metadisciplinaridade”, fiquei mais curiosa ainda.
Concordo com a ideia quando o autor instiga sobre a formação do professor em serviço. Essa prática não se deve em só acumular certificados, mas para se refletir sobre a prática (p. 39). E que somos eternos aprendizes.
  É através dessas reflexões que me deparo com minha prática pedagógica, dentro da metadisciplinaridade me ponho a ser uma professora pesquisadora reflexiva, provocadora da transformação social, me portando para ser uma professora inesquecível.
Chamou-me atenção também da participação ativa dos pais dentro da escola, assim a mudança acima mencionada acontece efetivamente.
É buscando o compromisso com a Educação que fazemos parte dela, é que podemos nos evoluir e fazer a diferença nos seres que estão a nossa volta, pois o professor é um dos fatores importantes da aprendizagem mediando a aprendizagem na sociedade.
   
 
 Gláucia Beatriz Nunes Rocha Naves
CEI Martinha Moretto
Blumenau  2012