UMA ESCOLA INESQUECÍVEL FAZ A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

Autora: Arlete V. Simonetti - Elisangela Voss de Souza - Juliana Woelfer - Valdirene Baldo

 UMA ESCOLA INESQUECÍVEL FAZ A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

 
 
RAMOS, Paulo. Como tornar uma escola inesquecível
na metadisciplinaridade? Blumenau: Odorizzi, 2010.
 
 
Uma escola inesquecível demonstra qualidade, compromisso, prazer no ato de aprender/ensinar, é uma escola feliz, uma escola inesquecível. Está diretamente relacionada à implementação dos pilares que sustentam a metadisciplinaridade, que são o planejamento, a formação do docente, a avaliação, inclusão e a própria qualidade.
Para alcançar seus propósitos e obter sucesso na qualidade do ensino, na Educação exige-se planejamento, definição de suas prioridades, metas, finalidades, programar e organizar seus espaços e ações. Assim, uma escola inesquecível tem relação direta com planejamento. O ato de planejar nos remete a pensar na realidade que estamos inseridos, tendo sempre o conceito de planejamento participativo, ético, coletivo metadisciplinar. Ou seja, os espaços, atitudes ou ações de seus agentes são coletivamente planejados, considerando três questões básicas: Onde estamos, para onde vamos, e qual o caminho mais adequado para chegar onde desejamos. A reflexão coletiva destas questões é caracterizada pela metadisciplinaridade no planejamento, indispensável em uma escola inesquecível.
A formação docente é uma das vias de acesso à qualidade na Educação, fator esse, indispensável para uma escola tornar-se inesquecível. É o professor a peça fundamental na implementação do planejamento metadisciplinar. Na perspectiva metadisciplinar a formação do professor é precisamente construída a partir da consideração de suas experiências e vivências afetivas e cognitivas. Sua formação inicial deve ser sólida e bem estruturada, acompanhando sempre uma formação continuada. Vista sob a ótica da metadisciplinaridade, a formação docente abrange não apenas o professor, protagonista no processo de formação, mas a todos os profissionais e segmentos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Todos os sujeitos coparticipantes dos diferentes segmentos educacionais devem ser confrontados com os porquês do ensinar (as finalidades), os quês da aprendizagem (os conteúdos) e os como ensinar (os processos e metodologias) assim, todos são responsáveis por uma Educação de qualidade. A metadisciplinaridade evidencia a importância da formação do professor não apenas no âmbito pedagógico, mas na relação com todo o grupo docente, pois o seu conhecimento, respeito, o amor e compreensão é que o farão um professor inesquecível. Assim, o professor inesquecível, com formação de qualidade, competência e compromisso, torna a escola inesquecível.
A formação do professor será importante para que este acompanhe a avaliação. Na Educação, a avaliação tem papel fundamental para tornar uma escola inesquecível. Na perspectiva metadisciplinar, a avaliação em todos os níveis de ensino, exige que se parta das seguintes indagações: Quem avaliamos? Para que avaliamos? O que avaliamos? E como avaliamos? A avaliação metadisciplinar enfoca a escola e as relações que nela existem em sua totalidade.
Ramos (2010, p.70) nos traz que “A avaliação diagnóstico - formativa pauta-se em critérios de entendimento que permitem avaliar e autoavaliar, a saber: entendimento reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador e em cuja base se encontra os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Ou seja, a avaliação deixa de ser classificatória e passa a ter um aspecto de diagnóstico. Uma escola onde a avaliação não deixa marcas negativas, onde se aplica a avaliação metadisciplinar é uma escola inesquecível.
Em uma escola inesquecível nota-se que faz valer a Educação inclusiva, a qual assegura o acesso e a permanência com qualidade para todos, independentes de haver dificuldades ou necessidades especiais. A inclusão requer um currículo mais metadisciplinar, buscando cada vez mais a democratização do saber, a garantia dos direitos humanos e de oportunidades iguais aos diferentes, visando o exercício da cidadania. A escola que reconhece e acolhe adequadamente a todos, cada qual com suas diferenças e disponibiliza múltiplos recursos e profissionais especializados ao atendimento de alunos com necessidades especiais ou não, torna-se uma escola inesquecível.
Quando a escola atinge a totalidade das metas propostas desde o planejamento, o currículo, a inclusão e avaliação, ela se torna inesquecível. Se esta chega a atingir a totalidade dos seus objetivos, é porque conta com professores com formação adequada, compromissados, participantes, éticos, apoiados por uma gestão democrática. Ou seja, quando a escola atinge todos os pressupostos da metadisciplinaridade, ela se torna uma escola inesquecível, uma escola feliz, uma escola que promove cidadania, que promove vida.
Sem dúvida, uma escola inesquecível faz a diferença na Educação. Quando uma escola atinge o pleno sucesso trabalhando de maneira metadisciplinar, esta cumpre com seu papel social de uma educação de qualidade.
Embora nos dias atuais, a Educação seja conduzida por profissionais dedicados, muitas vezes verdadeiros heróis anônimos, temos que levar em conta que o Brasil atravessa uma crise dramática na Educação. Nem sempre a realidade que vivenciamos é a de uma escola inesquecível. Hoje, a grande dificuldade para tornar uma escola inesquecível, é fazer com que todos os envolvidos na comunidade escolar atuem de maneira conjunta na elaboração do planejamento, na definição de suas prioridades, metas, finalidades, programar e organizar seus espaços e ações, a partir do contexto em que vivem. 
A realidade do nosso dia a dia evidencia que grande parte dos agentes envolvidos na Educação, está formando repetidores de informação, e raramente pensadores. Grande parte dos profissionais da Educação transformou-se em espectadores passivos do conhecimento, não em agentes modificadores da sua história pessoal e social.
Neste contexto, cabe a nós envolvidos na Educação, termos um olhar voltado para a metadisciplinaridade, termos esperança e nos colocarmos sempre como aprendizes diante das dificuldades. Precisamos abrir nossas mentes, investir numa formação continuada, e não ter medo de tentar. Já que uma sociedade só chegará ao desenvolvimento, se der ao professor o seu devido valor e se o professor exigir esse valor pela sua competência e capacidade de atuação.
Fica difícil falar de uma escola inesquecível, sem falar que ela precisa ser democrática. Uma escola inesquecível é uma escola democrática, uma escola onde existe a preocupação com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Ou seja, os espaços, atitudes ou ações de seus agentes são obtidos com a participação de todos, coletivamente. É preciso que todos os agentes da Educação, alunos e seus pais, professores, funcionários e direção, trabalhem de uma maneira metadisciplinar. Que a Educação seja na prática democrática, participativa, com quantidade e acima de tudo com qualidade. Precisamos de gestores que levem esse olhar multifocal para as escolas, de professores sensíveis, que saibam despertar a vontade de aprender, de saber, de criar, nos seus alunos. Professores que levem seus alunos a expressar as funções mais ricas da inteligência; a arte de pensar, a arte de ouvir, a arte de expor as ideias diferentes de impor, a arte de refletir antes de agir. Que aprendam a ter liberdade com consciência crítica. Se assim fosse, teríamos com certeza, mais condições de formar pensadores, pessoas que tenham consciência que fazem parte da sociedade, e que são capazes de transformá-la.
É preciso que se entenda a necessidade de se buscar uma Educação de qualidade, e este entendimento deve começar por nós, envolvidos nesse processo. É preciso buscar a cada dia uma escola inesquecível. Precisamos de gestores inesquecíveis, professores inesquecíveis. Precisamos de pessoas que amem o que fazem. Quem ama o que faz, dá o melhor de si, faz a diferença, torna-se inesquecível.
 
 
 
Arlete V. Simonetti -
Elisangela Voss de Souza -
Juliana Woelfer -
Valdirene Baldo
Taió – 2011-2012