A FORMAÇÃO CONSTANTE DO PROFESSOR

Autora: Cleunice Conzatti Uller

A FORMAÇÃO CONSTANTE DO PROFESSOR
 
 
RAMOS, Paulo. A formação do professor na perspectiva da metadisciplinaridade. 2.ed. rev. Blumenau: Odorizzi, 2009.
 
 
O livro A Formação do Professor na Perspectiva da Metadisciplinaridade de Paulo Ramos trata da formação do professor no Brasil e descreve que a formação inicial do professor é insuficiente para atender as necessidades do professor no exercício de sua profissão. Indica como importante a formação constante e o envolvimento com a pesquisa, ser criativo, ser humano e contagiar o aluno no momento da aprendizagem.
A metadisciplinaridade propõe assegurar aos alunos o direito de aprender e aos professores o direito de aprender a ensiná-los. O professor precisa ver-se como aprendente para ofertar um ensino de qualidade desenvolvendo uma prática que faça a diferença com sentido e qualidade de vida dos sujeitos.
A formação do profissional na educação no início foi vista como importante apenas para a classe dirigente, elitista. Com o passar dos tempos e com as mudanças ocorridas na sociedade brasileira passou-se a ter uma educação gratuita para todos os cidadãos e a profissão docente também passou por modificações. O professor deixou de ser um mero transmissor de conhecimentos e passou a construir junto ao aluno o conhecimento importante e necessário à vida proporcionando capacidade de reflexão sobre a realidade que o cerca, pois o objetivo da educação como escreve Ramos, “é tornar as pessoas mais livres e menos dependentes do poder econômico, político e social.
O professor precisa estar em constante envolvimento com a pesquisa, ser criativo, ser humano e contagiar o aluno no momento da aprendizagem. Desenvolver novas formas de aprender e de ensinar, buscando a relação necessária entre a teoria e a prática para que o novo conhecimento tenha coerência para o aluno. Em todas as profissões os melhores profissionais são os que amam o que fazem. Na educação acredito que este sentimento é ainda maior. Concordo que professor é uma profissão, mas “ser professor” é também uma vocação, significa ter paixão pelo trabalho, desejo de mudar a sociedade através da profissão e amar os alunos oferecendo melhores condições de ensino.
O professor precisa estar consciente de que sua formação é constante e seu prazer pelo estudo e pela leitura deve acompanhá-lo para que consiga incutir nos alunos esses hábitos. São imensos os desafios para que o educador possa manter-se atualizado e que desenvolva práticas eficientes. Faz-se necessário reencantar a educação valorizando o professor e todos os envolvidos nesse processo. Mas, como fazer isso? A sugestão dessa obra é a metadisciplinaridade que possibilita ao aluno e ao professor aprender a pensar sobre a realidade e a reaprendê-la auxiliando os alunos no espaço escolar a enfrentar desafios fortalecendo uma educação voltada a integralidade do ser e do saber. A base de pedagogia comprometida com o sucesso de todos depende do respeito e consideração as diferenças, valorizando os saberes que os alunos possuem criando um contexto escolar favorável à aprendizagem.
A metadisciplinaridade propõe assegurar aos alunos o direito de aprender e aos professores o direito de aprender a ensiná-los. Além da qualidade da formação dos professores; a valorização profissional, condições de trabalho adequadas; espírito de equipe, trabalho colaborativo no contexto institucional podem garantir a qualidade da educação. Não é por meio de acúmulo de cursos, conhecimentos ou técnicas que se constrói a formação do professor, mas através de um trabalho de reflexão crítica sobre sua prática o que nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando o professor acredita ser o detentor do saber. Hoje ser professor significa ter a capacidade de identificar e resolver problemas, responder aos desafios que fazem parte da prática e pôr em uso o conhecimento e os recursos disponíveis fazendo parte de um processo que proporcione conhecimentos, habilidades e atitudes que criem profissionais reflexivos e investigadores.
Quanto mais aprendemos mais percebemos que temos muito mais a aprender, esse é o sentimento a respeito do conhecimento humano. A formação metadisciplinar volta-se mais à integralidade do ser e do saber confrontando questões básicas norteadoras do processo de ensino e aprendizagem como: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? O profissional competente além de executar bem sua profissão renova sua competência, sabe pensar e refazer sua profissão de forma moderna e inovadora. Através da pesquisa, atualização permanente, autoavaliação, trabalho de equipe e leitura da realidade estando bem informado.
Ramos escreve várias características do professor inesquecível, como: conhecimento, comprometimento, trabalhar em equipe, acredita que todos aprendem; profundo em sua área e amplo nas demais encanta sua prática, adota a Pesquisa na diversidade dos desejos, habilidade de Planejar e replanejar a qualquer momento, firma bons contratos didáticos e cumpre, formação em serviço, disposição de eterno aprendiz, aproxima a teoria da prática que resulta na metadisciplinaridade. Compactuo com esse pensamento que nem sempre é simples de executar, mas, quem disse que ser um professor inesquecível é fácil? Quem disse, é porque nunca foi professor muito menos inesquecível. E realmente se o professor assumir essas características este estará realmente comprometido profissionalmente.
Faz-se necessário que o professor aceite a aja como aprendente para ofertar um ensino de qualidade desenvolvendo uma prática que faça a diferença com sentido e qualidade de vida dos sujeitos. Sendo assim, é importante repensar o processo formativo dos professores, pois estes precisam aprender a refletir sobre a sua prática para autoconhecer-se e direcionar maior sensibilidade aos alunos no momento da aprendizagem. O professor não pode exigir aprendizado dos alunos se ele mesmo não continuar a aprender daí à importância da formação em serviço já que “a formação inicial não consegue preparar plenamente o professor para o exercício de suas atividades”. (RAMOS, 2009). A atualidade obriga os professores a reverem e renovarem a sua concepção de educação que defendem e executam, pois as novas formas de trabalho exigem dos professores maior competência para entenderem e interpretarem informações, implicando no domínio das diferentes áreas do conhecimento bem como as relações existentes entre elas.
No século XXI o professor não é mais a única fonte de saber. Na era da internet, informações não faltam e o desafio do professor está em não só transmitir o saber, mas articular e incorporar as novas tecnologias os novos processos de aprendizagem oportunizando ao aluno atividades que exijam seu investimento intelectual, emocional, sensitivo, intuitivo, etc., desenvolvendo-o em sua totalidade. Porém, é imprescindível a participação dos professores na tomada de decisões sobre a prática pedagógica e sua execução. A escola precisa ser um lugar de respeito mútuo onde haja diálogo, liberdade, democracia para que as crianças cresçam num ambiente propício para o debate, aprendizado, boa convivência e a solução reflexiva, crítica, criativa e pacífica para os problemas que nela surgirem. Para isso a importância de pais, professores e alunos assumir com responsabilidade os avanços e dificuldades encontradas nas atividades escolares.
A metadisciplinaridade visa mudar comportamentos e requer mudanças profundas no modo de pensar e agir das pessoas envolvendo toda a comunidade escolar. Inclusive os professores que não são comprometidos com o processo educacional. Que acreditam que já sabem tudo e o que aprenderam na faculdade é o suficiente para repassar o conhecimento aos alunos. Pensando friamente repassar o conhecimento realmente não é atividade difícil de fazer e qualquer um consegue apenas com a formação inicial; difícil é promover a aprendizagem com qualidade tornando os alunos capazes de criar, recriar buscando ir além do que já construíram numa relação de amor, companheirismo, respeito e confiança entre si. Fica evidente a importância de o professor inovar suas ações e concepções para tornarem-se aptos à pesquisa e orientar sua prática pedagógica nos preceitos metadisciplinares.
A formação docente na perspectiva metadisciplinar abrange não apenas o professor, mas todos os profissionais da educação. A formação em serviço do professor ajuda-o a tomar decisões importantes quanto a inovações educativas que podem ser introduzidas nas instituições bem como suas habilidades e competências necessárias para agir de forma eficaz nas diferentes situações. A competência do professor está na capacidade de modificar as atividades educativas continuamente, adaptando-as sempre que for necessário ao contexto do aluno. A formação em serviço deve ser um espaço de novos conhecimentos com trocas de saberes e práticas, através de cursos, oficinas, intercâmbio, encontros, seminários, palestras, pesquisa.
O professor deve ter consciência da necessidade de seu processo de formação em serviço para adotar metodologias adequadas ao processo de ensino e aprendizagem, precisa estar atento às novas técnicas, formas de aprendizagem e implantá-las no cotidiano escolar respeitando as diferenças e limites encontrando as melhores ferramentas e alternativas para a humanização dos sujeitos no processo educativo.
A leitura deste livro é recomendável a todos os profissionais da educação, principalmente aos que têm interesse em melhorar sua prática pedagógica sempre. Falando da necessidade de renovação e busca de conhecimento sempre este livro é de agradável leitura e expõe as ideias de forma clara e objetiva.
 
 
Cleunice Conzatti Uller
Massaranduba - 2011