Cursos de Aperfeiçoamento - 80h/a

51 - PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Ementa:
O fato histórico. História: uma reflexão sobre o processo. Teorias da história. Buscando alternativas para o ensino de história. O ensino de história. Repensando o ensino de história.


52 - O CONHECIMENTO HUMANO

Ementa:
O conhecimento humano. Definindo conhecimento. Conhecimento sensível e intelectual. Diferentes modos de conhecer. Ciência, tecnologia e a fragmentação do saber. Conhecimento científico e interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Metadisciplinaridade.


53 - SABERES E FAZERES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ementa:
Evolução histórica da sociedade e da sua relação com a natureza. Meio ambiente e Desenvolvimento: emergência da educação ambiental. Gênero e Meio Ambiente. Saberes, fazeres e a educação ambiental. Educação ambiental formal e informal. Programas, projetos e ações de educação ambiental no Brasil.


54 - GESTÃO DE PESSOAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Ementa:
Um novo modelo de gestão de pessoas. Motivação. Ato de motivar. Qualidade de vida no trabalho – QVT. Perspectivas e desafios. Motivação – relação direta com a excelência da qualidade da organização. Trabalho em equipe. Equipe eficaz e de alto desempenho. Processo evolutivo da gestão de pessoas. Processo evolutivo no Brasil. Desenho do modelo de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Dez mandamentos da gestão de pessoas – segundo Chiavenato.


55 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Ementa:
A formação do professor de matemática. O recém-formado x a prática docente. O ensino da matemática na visão do aluno. A formação continuada do professor de matemática. Saberes necessários ao professor na sua formação. Formação do professor reflexivo. Os cursos de licenciatura em matemática. Referências.


56 - NOVAS ABORDAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Ementa:
Novas abordagens no ensino de geografia. O ensino de geografia. O ensino e aprendizagem da cartografia escolar como linguagem. Os geógrafos e a educação ambiental. Qual é a geografia escolar apropriada para o novo século?. Referências.